Definimos prática educativa como o conjunto das ações socialmente planejadas, organizadas e operacionalizadas em espaços intersubjetivos destinados a criar oportunidades de ensino e aprendizagem. ... Portanto, esclarecemos que não limitamos as práticas educativas à atividade de ensino e aprendizagem.
A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.
As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, ...
Nesse sentido, a prática educativa é fenômeno social e universal necessária à existência de todas as sociedades. ... O processo educativo, onde quer que se dê, é sempre contextualizado social e politicamente; há uma subordinação à sociedade que lhe faz exigências, determina objetivos e lhe provê condições e meios de ação.
Trata-se de edificar práticas educativas em que a discriminação e a injustiça estejam constantemente sob análise "em todo o trabalho escolar, todos os dias, em todas as tarefas académicas e em todos os recursos didácticos" (p. 151).
As práticas educativas em saúde são consideradas como recursos de transformação social, desde que implicadas para a participação e controle social promovendo a autonomia e independência dos sujeitos envolvidos no processo.
A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.
Práticas pedagógicas: 11 exemplos para sala de aula
Crescimento social entre os alunos A educação humanizada busca fomentar a criatividade dentro da escola. Ela é aplicada em todas as ações, pois o ato de ensinar é compreender o todo. Ao mudar as formas tradicionais de aprender e ensinar, é possível mudar e melhorar as relações sociais.