O PBT (Peso Total Bruto) é a combinação entre: peso do veículo + peso da carroceria + peso da carga. O PBTC (Peso Total Bruto Combinado) é homologado junto aos órgãos de trânsito e determinam as combinações de peso entre cavalos mecânicos e reboques.
Capacidade máxima de tração - CMT: máximo peso que a unidade de tração é capaz de tracionar, indicado pelo fabricante, baseado em condições sobre suas limitações de geração e multiplicação de momento de força e resistência dos elementos que compõe a transmissão.
Peso Bruto Total Combinado (PBTC) É calculado pela soma dos Pesos Brutos Totais do Caminhão Trator ou do Caminhão Truckado, mais seus Semirreboques e/ou Reboques que fizerem parte da Composição.
CAPACIDADE MÁXIMA DE TRAÇÃO (CMT) - máximo peso que a unidade de tração é capaz de tracionar, incluído o PBT da unidade de tração, limitado pelas suas condições de geração e multiplicação do momento de força, resistência dos elementos que compõem a transmissão.
Tara (T), Lotação (L) e Peso Bruto Total (PBT), entenda o significado destas inscrições. ... São a Tara, a Lotação e o Peso Bruto Total. Elas indicam a capacidade de carga de caminhão e são fundamentais para que haja maior segurança no transporte de mercadorias e passageiros, bem como menor desgaste das rodovias.
A CMT prescreve a Capacidade Máxima de Tração de um veículo de carga, ou seja, diz respeito ao limite de peso que cada veículo pode rebocar. ... Você também pode encontrar a sigla no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
A diferença do cavalo mecânico trucado para o simples é a existência de um conjunto de eixos (truck) para tracioná-lo, sendo capaz de suportar um peso maior do semirreboque acoplado. Esses são os principais veículos automotores pesados de carga.
Ou seja, representa a capacidade máxima suportada por um veículo de transporte. O cálculo do número do Peso Bruto Total é feito através da soma do peso do veículo + peso da carroceria + peso da carga. Também podemos descrever o cálculo pela soma da tara (T) e a lotação (L).