Paródia consiste na recriação de uma obra já existente, a partir de um ponto de vista predominantemente cômico. Além da comédia, a paródia também pode transmitir um teor crítico, irônico ou satírico sobre a obra parodiada, através de alterações no texto ou imagem do produto original, por exemplo.
O que é paródia na língua portuguesa?
Na paródia acontece à reformulação de um texto, entretanto o autor usa como base um discurso já existente e opõe-se a ele. A paródia se baseia em um caráter contestador. Além disso, existe uma alteração do discurso original, seja para fazer uma crítica ou para marcar uma sarcasmo e ironia.
O que é paródia de poema?
A paródia é um recurso da intertextualidade. Ou seja, há uma referência a uma obra feita previamente. ... Esses detalhes gerarão humor, uma vez que o objetivo da paródia é a comédia. Muitas vezes, esse humor pode vir acompanhado da crítica.
Qual o significado do termo paródia?
Em "Paródia, Paráfrase & Cia", lembra-se que o termo paródia foi institucionalizado a partir dos séculos XVI e XVII, também traz os significados de Parodia segundo o dicionário de literatura que discrimina três tipos básicos, sendo eles: Formal: O estilo e os efeitos técnicos de um escritor são usados como forma de zombaria;
Como fazer uma paródia?
Uma paródia pode ser feita a partir de um poema, uma música, um filme, uma peça teatral e etc. A intertextualidade (criação de um texto a partir de outro existente) e a intratextualidade (referências de outro texto para confeccionar um novo trabalho) são características básicas das paródias.
Como surgiram as paródias na literatura romana?
As paródias terão surgido na antiga literatura grega, com poemas que imitavam de forma irrespeitosa e sem escrúpulos os conteúdos ou as formas de outros poemas. Os Romanos também desenvolviam paródias como imitações de estilo humorístico, à semelhança da literatura francesa neoclássica.