A CID-10 é dividida em 22 capítulos, que agrupam doenças com características semelhantes. A catalogação é feita por categorias, que são representadas por uma letra e dois dígitos. Em um próximo nível, há subcategorias para as quais é acrescentado um número de 0 a 9. Veja, abaixo, a lista de capítulos e seus conteúdos.
Quando é válida a CID-10?
A CID-10 é válida até 1 de janeiro de 2022, quando será substituída pela décima-primeira versão. Apesar de ser uma classificação que pretendia ter alcance mundial, apenas 27 países utilizam oficialmente.
Quais são os novos capítulos da CID?
Dentre os novos capítulos, um deles aborda a medicina tradicional que apesar de ser praticada mundialmente, não havia sido classificada até então na CID. Além disso, o termo "transtornos de identidade de gênero" será modificado para "incongruência de gênero", e realocado do capítulo de doenças mentais para o capítulo de saúde sexual.
Por que a CID deve estar no atestado?
De acordo com a resolução 1658/2002 do CFM, a CID só deve estar no documento caso o paciente tenha autorizado, e essa autorização deve estar contida expressamente no atestado. Portanto, em atestados médicos não é obrigatório que o código da CID 10 esteja presente. CID em guias médicas e procedimentos de reembolso