Que apresenta uma cor considerada normal (ex.: cicatriz normocrómica ; anemia normocrómica ). Grafia no Brasil: normocrômico. Grafia no Brasil: normocrômico.
No início, as hemácias apresentam tamanho e cor normais (hemácias normocíticas normocrômicas). Com a piora da anemia, ficam pequenas (microcíticas) e pálidas (hipocrômicas). Volume médio das hemácias (VGM) – Pode diminuir. Quantidade média de hemoglobina por hemácia (HGM) – Pode diminuir.
Não há um tratamento específico para essa anemia, e os pacientes não respondem à administração de eritropoietina exógena; por isso, em casos graves, deve ser considerada a transfusão com concentrado de hemácias. A reposição de ferro pode piorar o quadro ao aumentar os estoques de ferro.
canis, o cão demonstra uma severa anemia normocítica normocrômica, causada pela destruição de eritrócitos maduros e também ocorre o impedimento da eritropoiese, desenvolvendo uma doença muito grave, muitas vezes sendo fatal, principalmente em cães mais jovens.
A medula óssea está localizada nos ossos longos do corpo, como quadris, coxa e esterno....Sintomas
São elas:
a) Situações patológicas mais comuns nas anemias normocíticas/normocrômicas: câncer, doença renal, invasão tumoral da medula óssea, hemorragia aguda, inflamação, anemia hemolítica adquirida, anemia falciforme e fase inicial da deficiência de ferro.
Anemia é definida como a redução da concentração de hemoglobina do sangue abaixo de 13,5 g/dL em homens adultos e 11,5 g/dL em mulheres adultas.
A presença de acantócitos ou codócitos é indicativa de hematúria de origem glomerular.
A anemia pode ser classificada morfologicamente com base nos índices hematimétricos VCM e CHCM. A avaliação do VCM classifica a anemia em microcítica (VCM reduzido), normocítica (VCM normal) ou macrocítica (VCM aumentado), quando os eritrócitos apresentam o tamanho médio pequeno, normal e grande, respectivamente.