Efraim: Significa "frutífero", "fértil" ou "aquele que multiplica". Mencionado no livro de Gênesis, no Velho Testamento da Bíblia, Efraim é o filho mais novo de José, bem como irmão de Manassés. ... Além disso é o fundador de uma das doze tribos de Israel.
O texto da Torá argumenta que o nome Efraim, que significa "dupla fertilidade", se referiria à capacidade de José de produzir filhos, especialmente enquanto esteve no Egito (chamado pela Torá de terra de sua aflição).
A Tribo de Efraim (em hebraico: אֶפְרַיִם ou אֶפְרָיִם, transl. Efráyim, ʾEp̄ráyim ou ʾEp̄rāyim, "dupla fecundida") foi uma das Tribos de Israel. ... Estes fatores contribuíram para fazer de Efraim a mais dominante das tribos do Reino de Israel, e levou o nome Efraim a se tornar um sinônimo de todo o reino.
Manassés: Significa "aquele que está entregue ao esquecimento" ou "o que está entregue ao perdão". ... Deriva da palavra nasháh que significa "ele esqueceu". Aparece no Antigo Testamento da Bíblia como nome do filho mais velho de José, e também como ancestral de uma das doze tribos de Israel.
Décimo terceiro rei de Judá (696-642 a. C.), filho e sucessor de Hezequias, que, famoso pela promoção da idolatria e perversidade, arrependeu-se de seus atos em cativeiro. Provavelmente por causa deste frenesi de formas variadas de idolatria, também derramou muito sangue inocente. ...
No Talmude de Jerusalém consta que Isaías foi morto quando, ao ser perseguido pelo rei Manassés, se escondeu dentro de um cedro. As franjas de sua roupa, porém, deflagraram sua presença, e então o rei ordenou que o cedro fosse serrado ao meio, ocasionando sua morte (Sanhedrin x.).
AcabeAcabe IRei de IsraelDinastiaOmriSamariaMorte852 a.C.