Uma das origens dessa síndrome é a lateralização da patela (osso pequeno do joelho) em relação ao fêmur (osso da coxa). A patela passa a não mais se mover pelo seu trajeto anatomicamente correto, gerando pontos de pressão excessivos entre os dois ossos, o que causa dor e pode, com o tempo, gerar lesões na cartilagem.
O que é lateralização?
1. Acto ou efeito de lateralizar. 2. [ Fisiologia ] Predomínio de um hemisfério cerebral sobre o outro na actividade motora.
O que é a síndrome Femoro patelar?
A síndrome da dor femoropatelar é um termo amplo usado para descrever a dor na parte da frente do joelho e ao redor da patela, ou rótula.
O que fazer quando a patela está alta?
TRATAMENTO DA PATELA ALTA Existem cirurgias que podem abaixar e/ou realinhar a patela dos pacientes que apresentam patela alta. A indicação de cirurgia, no entanto, só é feita depois de criteriosa avaliação. Não são todos os pacientes com patela alta que precisam de correção cirúrgica.
Como fortalecer o VMO?
Os exercícios específicos no fortalecimento do VMO incluem: – CCA em extensão, SLR, adução do quadril, bem como exercícios em CCF como leg-press, agachamento em parede, "degrau frontal" (figura 8-9). Os exercícios de agachamento em parede produzem melhor relação VMO : VL do que o agachamento vertical..
Quais são os músculos da patela para lateral?
Além do VL, tracionando a patela para lateral também encontramos os músculos bíceps femoral, glúteos (magno, mínimo e médio) e tensor da fáscia lata, os quais possuem a mesma inserção no tendão patelar lateralmente.
Quais são os fatores do deslocamento da patela?
Os principais fatores do deslocamento da patela são: lateralização do tendão patelar. Vamos tratá-los detalhadamente a seguir. É o principal fator que predispõe uma pessoa a ter uma luxação da patela.
Quais alterações podem afetar a luxação da patela?
Outras alterações anatômicas, como o joelho valgo, ou em "X", e um osso do fêmur anormalmente rodado para dentro, também podem estar envolvidas num risco aumentado para a luxação da patela.
Quais as lesões esportivas podem provocar a luxação da patela?
Além das alterações anatômicas que podem predispor um paciente a ter a instabilidade patelar, as lesões esportivas como entorses podem provocar a luxação da patela. As entorses podem romper o ligamento patelofemoral medial (LPFM), que é o principal estabilizador da patela em sua posição e provocar a luxação.