No estudo dos números complexos deparamo-nos com a seguinte igualdade: i2 = – 1. ... Um par ordenado de números reais (x, y) é chamado de número complexo. 2. Os números complexos (x1, y1) e (x2, y2) são iguais se, e somente se, x1 = x2 e y1 = y2.
A matriz identidade ou chamada também de matriz unidade é uma matriz quadrada de ordem n sendo que n ≥ 2, onde os elementos que pertencem à diagonal principal são sempre iguais a 1 e os outros elementos que não pertencem à diagonal principal são iguais a zero.
Representação da Matriz identidade A matriz identidade é representada pela letra "I" em maiúscula e com a letra "n" em minúscula e subscrita. A letra "n" representa o número de linhas que essa matriz terá, ou seja, a ordem da matriz.
Em uma matriz, os elementos estão dispostos em linhas e colunas....
Propriedade 2: Se D : n × n D:n\times n é uma matriz diagonal, então. ... Exemplo 1: O determinante da matriz identidade de ordem é igual a 1, isto é, d e t ( I n ) = 1 det(I_n) = 1 . De fato, a matriz identidade é uma matriz diagonal com os elementos da diagonal todos iguais a 1.
Para ser possível multiplicar matrizes, é primordial que o número de colunas da primeira matriz seja igual ao número de linhas da segunda matriz. A matriz C, resultado da multiplicação A . B, tem as dimensões m x p, ou seja, o número de linhas da primeira matriz e o número de colunas da segunda.
Matriz é uma tabela organizada em linhas e colunas no formato m x n, onde m representa o número de linhas (horizontal) e n o número de colunas (vertical). A função das matrizes é relacionar dados numéricos.
Diagonalização é o processo de encontrar uma matriz diagonal correspondente a uma matriz ou operador diagonalizável. ... Uma matriz quadrada que não é diagonalizável é chamada defectiva.
Propriedades
Exemplo 1: O determinante da matriz identidade de ordem é igual a 1, isto é, d e t ( I n ) = 1 det(I_n) = 1 . De fato, a matriz identidade é uma matriz diagonal com os elementos da diagonal todos iguais a 1.