adjetivo Que se comporta com moderação, comedimento, prudência; prudente. [Por Extensão] Que age tendo em conta regras, normas; regrado. Que expressa razoabilidade, sem excessos; razoável: otimismo moderado. De clima pouco intenso, ameno, temperado; ameno.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, a surdez moderada é quando na audiometria a média de decibéis nas frequências entre 500Hz e 4000Hz está entre 41dB e 60dB, se for a partir de 60dB, já é o início da surdez severa.
Graus de deficiência auditiva
A perda auditiva neurossensorial afeta o ouvido interno e se caracteriza por lesões das células ciliadas ou do nervo auditivo, reduzindo assim, a eficiência na transmissão dos sons. Isso leva a uma menor percepção da qualidade e da intensidade do som, resultando em uma deficiência para ouvir e entender a fala.
Surdez moderada ou deficiência auditiva moderada: a pessoa só pode detectar sons entre 40 e 69 dB. Seguir uma conversa usando apenas a audição é muito difícil sem usar um aparelho auditivo. Surdez severa ou deficiência auditiva severa: a pessoa só ouve sons acima de 70 a 89 dB.
A perda auditiva neurossensorial é causada por problemas na orelha interna ou nervo auditivo - o nervo que transporta o som da orelha interna para o cérebro.