Heresia significa escolha, opção, e é um termo com origem no termo grego haíresis. Heresia ocorre quando alguém tem um pensamento diferente de um sistema ou de uma religião, sendo assim quem pratica heresia, é considerado um herege. Uma heresia é uma doutrina que se opõe frontalmente aos dogmas da Igreja.
Quais são os tipos de heresia?
CristológicasHeresiaOrigemAdocionismoApolinarianismoProposta por Apolinário de Laodiceia (m. 390)ArianismoA doutrina é associado com Ário (c. 250–336 d.C.), que viveu e ensinou em Alexandria, Egito.Docetismo
O que o Arianismo pregava?
O Arianismo, como uma doutrina religiosa, defendia a ideia de que Jesus Cristo não era um ser divino, mas sim apenas filho de Deus. No entanto, o Monofisismo, um pensamento cristológico, defende que Jesus tinha apenas uma natureza: a divina.
Qual o significado da palavra heresia?
Como dissemos, heresia vem de um termo grego e significa originalmente "escolha". Na Septuaginta, a versão grega do Antigo Testamento (LXX), ela é sempre utilizada nesse sentido, ou seja, no significado original da palavra, sem qualquer conotação pejorativa.
Qual a diferença entre erro e heresia?
Qual a diferença entre erro e heresia? Sabemos que existe muita divergência teológica em vários assuntos, e, diante disto, às vezes os cristãos possuem alguma dificuldade em separar o que é um erro e o que é uma heresia. Uma maneira simples de podermos diferenciar o erro da heresia é conhecendo as doutrinas principais da fé cristã, como:
Qual é a doutrina da heresia?
Uma heresia é uma doutrina que se opõe frontalmente aos dogmas da Igreja. Fora do contexto da religião, uma heresia também pode ser um absurdo ou contrassenso. A heresia acontece quando qualquer indivíduo ou um grupo resolve ir contra uma religião, em especial aquelas que são muito rígidas.
Quais são as heresias cristológicas?
Heresias Cristológicas. Heresias cristológicas são ideias e doutrinas a respeito de Jesus Cristo que vão contra os ensinamentos da Igreja Católica. Algumas dessas doutrinas heréticas são: docetismo, adocionismo, arianismo, apolinarismo, nestorianismo, monofisismo e monotelismo.