Fase Secretora: Ocorre durante o período fértil. Progesterona e estrogênio preparam o endométrio com nutrientes, tornando o útero um ambiente mais favorável à fixação e sustento do embrião. É a fase em que o endométrio fica mais espesso.
Qual a espessura máxima do endométrio?
Na segunda fase, há um aumento na secreção de estrogênio e progesterona: o que irá promover a proliferação celular, além de proporcionar intumescimento e desenvolvimento da secreção do endométrio. Durante esta fase, o endométrio atinge sua espessura máxima, o que equivale à 4 ou 6 vezes do endométrio do início do ciclo.
Como é avaliado o endométrio?
O endométrio pode ser avaliado por meio de exames ginecológicos de imagem, como ultrassonografia pélvica, colposcopia e ressonância magnética, por exemplo, em que o ginecologista verifica se há algum sinal de doença ou alteração nesse tecido. Conheça outros exames solicitados pelo ginecologista.
Qual a espessura do endométrio do início do ciclo?
Durante esta fase, o endométrio atinge sua espessura máxima, o que equivale à 4 ou 6 vezes do endométrio do início do ciclo. O principal objetivo das alterações que acontecem nesta fase, é de tornar o endométrio secretor e propício para receber e nutrir o óvulo fertilizado.
Qual a fase da fecundação do endométrio?
Fase menstrual: Caso não ocorra a fecundação durante o período fértil, que é quando o endométrio encontra-se mais espesso, esse tecido agora irá entrar na sua fase menstrual e diminuirá de espessura devido a queda brusca de hormônios na corrente sanguínea e diminuição da irrigação do tecido.