Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo. Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.
Virtude (latim: virtus; em grego: ἀρετή) é uma qualidade moral particular, uma capacidade exclusivamente humana, ausente nos outros animais, os quais são regidos apenas pelo instinto.
1 valor, qualidade, atributo, dom, dote, predicado, riqueza, faculdade. Dignidade: 2 dignidade, mérito, grandeza, perfeição, honestidade, honra, retidão, respeitabilidade, equidade, nobreza, justiça, generosidade.
Outras fontes relevantesSete VirtudesSete Pecados CapitaisCaridadeAvarezaTemperançaGulaDiligênciaPreguiçaPaciênciaIra
As virtudes são a gênese afetiva da moralidade, estão relacionadas com as percepções que fazemos de nós mesmo e se ligam à construção de um autoconceito positivo, no qual não há somente o pensamento individual, mas também voltado para a coletividade e o bem comum.
Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, as virtudes teologais "têm como origem, motivo e objecto imediato o próprio Deus. São infundidas no homem com a graça santificante, tornam-nos capazes de viver em relação com a Trindade e fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas.
Os gregos tinham um termo para descrever o comportamento virtuoso, areté. Neste sentido, acredita-se que um indivíduo possuía a areté quando seu comportamento ético era excelente em algum sentido. Para Aristóteles, a ética é um saber prático que favorece a harmonia e a convivência entre os indivíduos.
29. A virtude tem poder (ver Marcos 5:30). No Guia para Estudo das Escrituras, o "sacerdócio" é definido como "autoridade e poder concedidos por Deus ao homem para agir em todas as coisas relacionadas com a salvação" (D&C 50:26–27).
Significado de em virtude de: Expressão que designa o mesmo que "por causa de" ou "devido a".