DOENÇA ALVEOLAR. A consolidação pulmonar é definida como a substituição do ar dos alvéolos por líquido, células ou a combinação destes dois. Nos exames radiológicos estas alterações se caracterizam por imagens opacas, causando apagamento dos vasos pulmonares, sem perda significativa de volume do segmento afetado [fig.
O derrame pleural pode ser identificado como velamento dos seios costofrênicos. Neste exame, o seio costofrênico está livre. O broncograma aéreo consiste em um brônquio ou bronquíolo aerado circundado por áreas de consolidação. Não pode ser observado na imagem.
Velamento significa que a mastóide está preenchida com algo, em geral, secreção. É necessário uma avaliação com especialista para avaliar a relevância deste velamento.
Velamento é o termo utilizado pelo médico radiologista para designar a imagem de uma cavidade (mastóide, orelhas, células ou seios etmoidais) ocupada por algum material diferente de ar, quando este seria, em regra, o normal.
Hipo transparência, significa que a transparência radiográfica não está normal. Ou seja onde deveria estar mais escuro na radiografia, está mais claro porque não tem ar ou tem pouco ar dentro desta área do pulmão. Isto acontece devido a baixa densidade que o ar tem em relação a outras estruturas como líquido e tecidos.
O edema pulmonar é uma condição caracterizada pelo acúmulo de líquido no interior dos pulmões. Ele ocorre com mais frequência quando o coração encontra dificuldade para bombear o sangue, aumentando a pressão do sangue no interior dos pequenos vasos sanguíneos dos pulmões.
Opacidade em vidro fosco, ou atenuação em vidro fosco, é um aspecto descrito na tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) dos pulmões, no qual ocorre aumento do coeficiente de atenuação do parênquima, com preservação das marcas broncovasculares(1,2).