As causas de mortes evitáveis ou reduzíveis são definidas como aquelas preveníveis, total ou parcialmente, por ações efetivas dos serviços de saúde que estejam acessíveis em um determinado local e época.
Os óbitos por causas mal definidas correspondem ao Capítulo XVIII da CID-10: "Sintomas, Sinais e Achados Anormais de Exames Clínicos e de Laboratório Não Classificados em Outra Parte" (códigos R00-R99).
As causas externas são traumatismos, lesões ou quaisquer outros agravos à saúde – intencionais ou não – de início súbito e como consequência imediata de violência ou outra causa exógena.
A mortalidade por "causas desconhecidas" representa o resultado da combinação de dois fatores: os óbitos não registrados, cujas causas de morte, conseqüentemente, não são conhecidas, e os óbitos registrados, cujas causas básicas foram mal definidas e que, também, não se conhecem.
O número total de óbitos totais do país cresceu 24,5% entre 2008 e 2019, para 1.314.103, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2019, divulgada nesta quarta-feira.
O hábito de fumar várias vezes ao decorrer do dia, é a principal causa de mortes evitáveis no mundo. São cinco milhões de óbitos por ano, o equivalente a 10 mil mortes por dia, sendo 200 mil mortes só no Brasil.
Mede a participação relativa dos grupos de causas de mortalidade, em relação ao total de óbitos informados entre os que tiveram a causa determinada. Proporções elevadas de óbitos, por exemplo, doenças infecciosas e parasitárias, estão em geral associadas a precárias condições socioeconômicas da população.
É calculado dividindo-se o total de óbitos, em determinado período, pela população calculada para a metade do período.
Conceitualmente mortes por causas externas englobam dentre outras causas os acidentes de transporte, quedas, afogamentos e submersões acidentais, exposição à fumaça, ao fogo, envenenamento acidental, exposição á substâncias nocivas, lesões autoprovocadas, intervenções ilegais e operações de guerra(11).
Óbito por causa externa (ou não natural) é aquele que decorre de lesão provocada por violência (homicídio, suicídio, acidente, ou morte suspeita) qualquer que tenha sido o tempo entre o evento lesivo e a morte propriamente.