Trata-se de um aumento dos linfonodos que pode surgir ao longo da cadeia linfática existente no organismo. Normalmente, a adenomegalia é uma reação a processos inflamatórios de doenças benignas, como amigdalite, que são freqüentes em crianças, regredindo espontaneamente.
É o aumento dos linfonodos do pescoço. Motivo frequente de consulta em consultório de Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Pode estar presente em até 45% das crianças e na maior parte dos casos é secundária à uma infecção viral.
Quando as pequenas glândulas defensoras aumentam de tamanho, o quadro recebe o nome de adenomegalia. Isso acontece, quase sempre, como uma resposta transitória do sistema imunitário a infecções benignas locais.
Hipertrofia de uma glândula ou de um gânglio.
Os gânglios linfáticos aumentados, conhecidos popularmente como íngua e cientificamente como linfonodos ou linfonodomegalia, indicam, na maioria das vezes, uma infecção ou inflamação da região em que surgem, apesar de poderem surgir por vários motivos, desde uma simples irritação da pele, uma infecção, doenças da ...
Os linfonodos axilares são um grupo de linfonodos encontrados na região axilar do membro superior. A região axilar é comumente referida como "axila" e é um espaço tridimensional cercado inferiormente por pele e anteriormente pela clavícula.
As causas mais comuns de inchaço dos linfonodos axilares são feridas ou infecções na mão, no braço ou na axila, devido a um corte, pelo encravado ou furúnculo, por exemplo.
Um gânglio linfático aumentado de tamanho denomina-se adenomegalia. Na maioria das vezes, os gânglios linfáticos aumentados são normais para a idade e representam uma resposta transitória do sistema imunitário a infeções benignas locais.