Conclusão Diagnóstica: Alterações celulares benignas reativas ou reparativas Inflamação. O que quer dizer? O exame quer dizer: negativo para câncer de colo do útero e demonstra a presença de uma infecção vaginal. Deve ir ao ginecologista, ou outro médico para fazer o tratamento.
Este é um resultado Normal e comum do Papanicolau onde "alterações celulares reativas" são benignas e associadas ao mecanismo fisiológico vaginal onde há processo de descamação e citólise (troca de células mortas por novas) como renovação e defesa do epitélio cervical/vaginal compondo o corrimento percebido.
Alterações celulares benignas reativas ou reparativas: Inflamação. Lesão intra-epitelial de baixo grau (compreendendo efeito citopático pelo HPV e neoplasia intra-epitelial cervical grau I).
Quando o resultado do preventivo indica inflamação, pode significar a presença de uma infecção vaginal. Segundo a médica, inflamações inespecíficas descritas no exame devem ser correlacionadas com o exame físico realizado, assim, é possível direcionar o tratamento específico se for necessário.
A inflamação é o conjunto dos fenômenos de reação a qualquer agressão tissular, seja bacteriana, viral, parasitária, pós-traumática, química ou física. A susceptibilidade do trato genital feminino à inflamação varia com a idade e a localização anatômica.
Essas alterações encontradas no seu Papanicolaou são benignas, sem risco de câncer. A avaliação do seu médico será importante para avaliar o tratamento de alguma inflamação no colo uterino, corrimento ou vulvovaginite. Converse com o seu médico. ... Fique tranquila, esse resultado é comum e não tem risco de câncer.
Todavia, na maioria das vezes, as alterações do preventivo são de natureza inflamatória ou infecciosa e podem ser avaliadas durante o exame ginecológico comum e, quando necessário, tratadas pelo médico assistente. São exemplo "cervicite", "inflamatório leve", "moderado" ou "acentuado".
Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. Por definição tumores malignos são câncer.
O exame é o maior aliado na hora de diagnosticar lesões do colo de útero que possuem risco de se tornar câncer. O exame de Papanicolau também é capaz de identificar infecções como: clamídia; sífilis; gonorreia; HPV; candidíase; tricomoníase. Além disso, possibilita a identificação de nódulos e cistos no colo de útero.