É o ato pelo qual o procurador transfere ao substabelecido os poderes que lhe foram conferidos pelo mandante.
Quem deve pedir o substabelecimento?
Substabelecimento é o ato formal em que o procurador (Advogado) confere poderes recebidos pelo outorgante para outro Advogado no processo, conforme redação do Código Civil: Art. 655.
É necessário assinar o substabelecimento?
É válido o documento de substalecimento — pelo qual um advogado transfere poderes a outro para atuar num processo — enviado aos autos por meio eletrônico com assinatura digital do advogado a quem foi outorgado o mandato.
Qual a diferença entre a comunicação e o substabelecimento?
§ 2o Dispensa-se a comunicação referida no caput quando a procuração tiver sido outorgada a vários advogados e a parte continuar representada por outro, apesar da renúncia. Encaramos de primeira vista como espelhos, mostrando basicamente a mesma situação tratada no substabelecimento, mas a fundo encontramos algumas diferenças.
Por que o substabelecimento significa renúncia?
Primeiramente que o substabelecimento não significa renúncia e a renúncia não significa substabelecimento. Entende-se que o ato do substabelecimento é de repassar aqueles poderes conferidos para outro procurador por qualquer que seja o motivo não prejudicando o andamento. A renúncia do mandato, entende-se que somente o exonera das obrigações.
Qual a proibição de substabelecer a procuração?
§ 3º Se a proibição de substabelecer constar da procuração, os atos praticados pelo substabelecido não obrigam o mandante, salvo ratificação expressa, que retroagirá à data do ato. § 4º Sendo omissa a procuração quanto ao substabelecimento]