Ouça em voz altaPausarRecalque, também conhecido como recalcamento, é o ato ou efeito de recalcar, de dominar, de concentrar, de reprimir aspirações, desejos, instintos.
Ouça em voz altaPausarRecalcado é o indivíduo que tem recalque, termo utilizado popularmente como sinônimo de pessoa invejosa e que reprime os desejos e felicidades alheios. ... O termo é usado figurativamente ao nível da Psicanálise para designar um indivíduo que padece de recalque (ou recalcamento).
Ouça em voz altaPausarDefinição de recalcamento: "Verdrängung" (recalque em alemão) está desde os primeiros escritos de Freud. Representa o fenômeno clínico da resistência. Esse fenômeno se constitui como um mecanismo de defesa, em que a pessoa remete para o inconsciente aquilo que vai contra as pulsões do seu próprio "eu".
Ouça em voz altaPausarRetorno do recalcado É quando a pessoa recalcada demonstra seu afeto psíquico, algo que consegue alcançar a consciência de alguma maneira. Desse modo, passando a obter uma espécie de satisfação por meio das formações inconscientes. A exemplo, os nossos atos falhos, os sonhos e até os sintomas de neurose.
Ouça em voz altaPausarRecalque ou repressão é um dos conceitos fundamentais da psicanálise, tendo sido desenvolvido por Sigmund Freud. Denota um mecanismo mental de defesa contra ideias que sejam incompatíveis com o eu.
Ouça em voz altaPausarAssim, para Freud, o recalque originário consiste em "negar a entrada, no consciente, do representante psíquico da pulsão. Com isso, estabelece-se uma fixação; a partir de então o representante em questão continua inalterado e a pulsão permanece ligada a ele."(Freud, 1914, p. 171).
Ouça em voz altaPausarFato é que Freud sabia que tinha limitações na técnica e disse isso publicamente como uma das "justificativas" para descartar a hipnose. ... "A hipnose é uma técnica analgésica" – Freud disse que a hipnose não tratava nada, só mascarava sintomas ou dava um alivio analgésico ao paciente. Provavelmente ele estava certo.