Resposta: Quer dizer que, se o valor da célula D4 for maior ou igual a 5,99, o resultado será Aprovado e, caso contrário, retornará Reprovado.
A função SE é uma das funções mais populares do Excel e permite que você faça comparações lógicas entre um valor e aquilo que você espera. Portanto, uma instrução SE pode ter dois resultados. O primeiro resultado é se a comparação for Verdadeira, o segundo se a comparação for Falsa.
Ao se combinar cada uma com uma instrução SE, elas são lidas da seguinte maneira:
A função SE também pode ser aninhada no caso em que várias condições devem ser indicadas para encontrar o resultado. Você deve então usar as funções SE, aninhando-as umas às outras. Cada condição deve fazer parte de uma das respostas da anterior. Então deve haver um sistema de camadas para esta fórmula funcionar.
Para fazer com que a função SE reconheça uma data em seu teste lógico, deve-se envolver a função DATA. VALOR em conjunto com a função SE. Como ilustrado na imagem abaixo, a função SE avalia as datas apresentadas na coluna C e retorna "Concluído" se a atividade foi realizada antes do dia 04 de março.
A sintaxe da função é =E(lógico1;[lógico2],[lógico3];...) em que lógico1 é o primeiro critério, lógico2 é o segundo critério, etc... No nosso exemplo, a média deve ser maior ou igual a 5 e cada prova deve ser maior ou igual a 4. Se qualquer desses critérios não for satisfeito, o retorno será falso.
Para usá-la dentro do =Se precisamos abrir um novo parêntese e lá dentro colocar o =E e os critérios condicionais. Veja que o parêntese do =E é fechado, enquanto que o do =Se continua aberto. O valor verdadeiro nessa condição será exibir 2% e terminar a função, sim, apenas exibir, pois está entre aspas.
Como montar a função SE com várias condições
Ao se combinar cada uma com uma instrução SE, elas são lidas da seguinte maneira: