Rebecca Elise M. Na Espanha do século 6, assim como em sua terra, Rebecca, os poderosos não trabalhavam no campo. Por isso, eram tão claros que veias azuladas lhes saltavam da pele. E assim foi apelidada a nobreza. Mais remotamente, no Egito Antigo, os faraós diziam que seu sangue era azulado, como as águas do Nilo.
Se alguma vez viu atribuída a alcunha de "doença do sangue azul" à hemofilia, não é por acaso. A culpa é da rainha Vitória, a monarca que reinou Inglaterra e Irlanda durante 64 anos (1837-1901). A hemofilia surge, muitas vezes, associada à monarquia da Europa.
Faz referência à cor clara da pele, sob a qual se destacavam as veias e artérias azuis – quase invisíveis na pele de mouros e judeus, constantemente expostos ao sol durante o trabalho. ... Dizia-se que havia sangue azul (nobre) devido às veias localizadas nos membros superiores, de cor azul.
As veias que enxergamos nos braços e pernas de quem tem pele clara parecem ser azuladas ou esverdeadas, porque o sangue que passa por elas é bem escuro, pois já perdeu oxigênio.
O que é Pele com cor azulada? A cianose é um sintoma que deixa a pele com cor azulada embaixo das unhas ou nas mucosas. Trata-se de um sintoma típico de insuficiência circulatória, doença pulmonar ou intoxicação por gases tóxicos, sendo comum ocorrer em regiões de grandes altitudes e em temperaturas muito frias.
A cianose é a coloração azulada da pele decorrente de oxigenação insuficiente do sangue. A cianose surge quando circula pela pele sangue sem oxigênio (desoxigenado), que é mais azulado e menos vermelho.
O tom esverdeado das veias se deve à mistura de cores refletida pelo sangue e pela pele. CiênciaPor que ficamos de ressaca? Quando a luz incide sobre o sangue, todas as cores do espectro luminoso são absorvidas por esse líquido, exceto o vermelho, o que faz com que ele tenha essa tonalidade a olho nu.