Os saltos de desenvolvimento são fases de rápido desenvolvimento neurológico, nos quais o bebê adquire novas habilidades como sorrir, reconhecer pessoas, segurar objetos, rolar, sentar, entre outros. Para adquirir uma nova habilidade, a criança passa por muitas tentativas e repetições.
O primeiro ano de vida de uma criança é repleto de fases e desafios. Durante esse período, o bebê tende a passar por 4 crises de desenvolvimento: aos 3, 6, 8 e ao completar 12 meses.
Aproximadamente na semana 5, e às vezes na semana 4, seu bebê vai começar a dar o primeiro salto adiante em seu desenvolvimento. Novas sensações bombardeiam seu bebê no interior e exterior, e ele fica geralmente perplexo com elas.
Os saltos de desenvolvimento ocorrem quando o bebê está desenvolvendo uma nova habilidade e isso pode acontecer em diversos aspectos, como por exemplo: mudanças na visão, os bebês começam a enxergar as coisas de maneira mais focada, quando começam a sorrir (o famoso sorriso social), interagir mais com os pais e ...
Os saltos de desenvolvimento são os dias que antecedem a aquisição de uma nova habilidade pelo bebê, seja motora, visual, cognitiva, gustativa, dentre tantas outras. O primeiro ano de vida de um bebê é um momento extremamente desafiador para uma criança.
Se o bebê passa a ficar chorão, carente, só quer colo e peito o tempo todo, tem mudanças no apetite e também no sono, mas não há nenhum sintoma físico que demande uma visita ao pediatra, ele está com os sintomas clássicos de saltos de desenvolvimento.
Primeiro mês de vida – Desenvolvimento do bebê mês a mês Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. É nesse momento que passamos a conhecer o nosso bebê, porque cada bebê é um e se comporta à sua maneira.
Se o bebê passa a ficar chorão, carente, só quer colo e peito o tempo todo, tem mudanças no apetite e também no sono, mas não há nenhum sintoma físico que demande uma visita ao pediatra, ele está com os sintomas clássicos de saltos de desenvolvimento.
O crescimento dos bebês não se dá de forma contínua e constante. Eles apresentam picos de crescimento que duram, em média de 2 a 3 dias, mas que podem chegar a 7 dias. Existem momentos específicos em que esses picos acontecem: com cerca de 7 a 10 dias; 2 a 3 semanas; 4 a 6 semanas; 3 meses; 4 meses; 6 meses e 9 meses.
"Se o bebê passa a ficar chorão, carente, só quer colo e peito o tempo todo, tem mudanças no apetite e também no sono, mas não há nenhum sintoma físico que demande uma visita ao pediatra, ele está com os sintomas clássicos de saltos de desenvolvimento."