O nome do personagem, que acabou virando sinônimo de amigo falso, que vive colocando os outros em situações perigosas ou embaraçosas, foi tirado de uma piada que fazia muito sucesso na época: "Dois caçadores estão conversando: - O que você faria se estivesse na selva e aparecesse uma onça na sua frente?
Não dá nada em troca Quem pede demais sem dar nada em troca pode ser um amigo da onça. Esse tipo é aquele que fala sem parar sobre os problemas dele, mas se distancia quando você começa a enfrentar crises ou querer relatar os seus. Ele costuma pedir muitos favores, mas não retribui ou oferece algo em troca.
O amigo da onça é uma variação do amigo secreto. Nesse jogo, a ideia é dar um presente que provoque ou irrite o seu colega (por exemplo, dar um pente para um amigo que é careca ou um caderno de caligrafia para o que tem uma letra muito feia).
Amigo da onça é uma expressão popular brasileira, usada para se referir ao indivíduo que não é de confiança e tenta enganar seus "amigos" para levar a melhor sobre os outros.
"A hora de a onça beber água" é expressão para indicar, em poucas palavras, um momento decisivo e perigoso. ... Por isso, quando chega a hora de a onça beber água, os outros animais tomam cuidado.
"O amigo da onça", de Péricles Maranhão Criado em 1943 por Péricles de Andrade Maranhão, "O amigo da onça" se tornou o principal tipo humorístico de O Cruzeiro. Ou, como ressalta Moraes (1994, p. 449), foi "uma das seções de maior sucesso da revista".
Por causa disso, pegou apelido de Onça. E é por causa dele que a gente diz que é "do tempo do onça" alguma coisa que aconteceu há muito tempo e não deixou saudade. Outra expressão se originou com a história de um português muito esperto que veio para o Rio de Janeiro.
Inimigo secreto ou Amigo Ladrão Funciona assim: quando você é sorteado, escolhe um dos pacotes que algum dos seus amigos levou, ainda embalado mesmo. Aí, você escolhe: abrir o pacote ou "roubar" o presente de alguém que já ganhou.
25 Ideias de presente para zoar o amigo