[ Música ] Sem acompanhamento instrumental (ex.: cantar à capela; coro à capela).
9) De modo prático e direto para a indagação do leitor: ante as circunstâncias já explicitadas na fundamentação, admitem-se as grafias a capella e à capela, mas não a capela.
Depois da Barbearia, é a vez do Doo-wop nascer nos Estados Unidos: esta prática do canto a cappella surgiu nos anos 40 e nasceu da juventude afro-americana das principais cidades da Costa Leste dos Estados Unidos.
A palavra "capela" provém da Cappella (ou manto) de são Martinho, a relíquia mais sagrada dos reis francos, sobre o qual se faziam os juramentos e que era levado à frente das tropas em batalhas. Os seus guardiões eram os cappellani e o santuário no qual se guardava era a cappella.
Capela provém do latim cappella, diminutivo de cappa.
A cappella [a kapˈpɛlla] ou Acappella é uma expressão de origem italiana, também utilizada na maioria dos idiomas ocidentais, que designa a música vocal sem acompanhamento instrumental. ... Também pode ser designada uma peça a cappella uma versão cantada ou a extração das vozes de uma música que tem instrumental.
O estilo surgiu na Europa e alguns relatos históricos apontam que as primeiras composições polifônicas utilizando a técnica contavam com o acompanhamento de um instrumento musical. Um exemplo clássico de música à capela deste período (e que ainda é popular) é o canto gregoriano.
Foi durante o período clássico (da música), porém, compreendido entre os anos de 17, que a música instrumental passou a ter importância maior do que a vocal, devido ao aperfeiçoamento dos instrumentos e ao surgimento das orquestras.
No sistema de Capela não existia espaço para espíritos degenerados, voltados às animosidades, a excessos de todas as ordens e vícios. Assim, não acompanhando a evolução deste planeta, a terra foi uma alternativa para esses espíritos, já que estava no início de seu processo evolutivo.