1. Medição da força, quantidade e velocidade dos líquidos, em especial da água. 2. Hidropisia do útero.
A hidrometria é a parte da hidrologia que estuda a medição de vazões de água. Isso inclui vários fatores tais como índices de chuva e níveis de rios e lagos. ... Essas medições determinam ações necessárias e desencadeiam processos de tratamento e preservação de corpos hídricos.
Denomina-se Rede Hidrométrica o conjunto de pontos monitoramento ou estações hidrométricas, visando ao monitoramento pluviométrico, limnimétrico, fluviométrico, sedimentométrico e de qualidade da água, instalados e operados em cumprimento à Resolução Conjunta ANEEL/ANA nº 03, de 2010.
Por exemplo, um "posto pluvio-fluviométrico" é o local onde se medem precipitações, níveis d'água e vazões.
O molinete hidrométrico verifica então quantos litros de água está passando no canal, alertando para que as estruturas sejam dimensionadas corretamente e garantindo também a vida útil da instalação.
Vertedores são estruturas hidráulicas utilizadas para controlar a vazão de condutos livres e o escoamento. São importantes em obras como barragens, pois permite que haja um controle do nível de água no reservatório à montante.
O termo tem sido usado para denotar o estudo do ciclo da água ou ciclo hidrológico na Terra, enquanto que outros termos como hidrografia e hidrometria têm sido usados para denotar o estudo da água na superfície ou sua medição. ... Hidrologia se refere à ciência da água.
Tem a finalidade de determinar os dispositivos hidráulicos para captar e conduzir as águas superficiais e subterrâneas que tem acesso a rodovia, preservando assim a estrutura da via, evitando erosão, e um bom uso das vias nas precipitações.
Permite quantificar o regime dos rios caracterizando suas grandezas básicas e os diversos parâmetros e curvas representativas. ... Além das grandezas já mencionadas (nível d'água, velocidade e vazão) são também observadas nos postos fluviométricos grandezas relativas à qualidade das águas.
Curva-chave é a relação entre os níveis d´água com as respectivas vazões de um posto fluviométrico. Para o traçado da curva-chave em um determinado posto fluviométrico, é necessário que disponha de uma série de medição de vazão no local, ou seja, a leitura da régua e a correspondente vazão (dados de h e Q).