O tratamento mais comumente utilizado para estágios precoces de osteonecrose é a descompressão da cabeça femoral, que objetiva diminuir a pressão intraóssea e normalizar o fluxo sanguíneo, levando à melhora da dor(4).
O tratamento inicial é a retirada parcial ou total de carga do membro acometido, com o uso de muletas, bengala ou andador, de forma que o paciente não esteja sentindo dor ao andar. A evolução é variável, mas a maioria dos paciente tem melhora da dor e resolução total, em um período entre 6 semanas a 3 meses.
O edema ósseo não é visível nas radiografias simples normalmente. Pode estar associado ao quadro de desgaste e inflamação nas articulações conhecido como osteoartrose e muitas vezes vem associado com uma pequena falha ou perda da arquitetura do osso e comumente chamada de edema ósseo com fratura subcondral.
O termo fratura subcondral quer dizer que houve um fratura no osso adjacente a cartilagem da cabeça do femur, podendo ocorrer em situações traumaticas e também na vigencia de uma necrose avascular da cabeça femural, onde o osso necrótico sofre a fratura.
Como tratar o edema ósseo? O tratamento clássico inclui repouso, gelo e analgésicos. Recursos regenerativos da fisioterapia como a aplicação de laser e ultrassom aceleram o tempo de cicatrização óssea.
Fraturas por osteoporose na coluna são conhecidas também como fraturas por insuficiência. Ocorrem devido à fragilidade vertebral consequente à menor densidade óssea. Esse tipo de lesão geralmente ocorre após quedas, embora possam surgir após mínimo ou nenhum trauma.
A maioria das fraturas do joelho requer tratamento cirúrgico, que consiste no reposicionamento dos fragmentos do osso fraturado e fixação destes com implantes metálicos, que podem ser placas, parafusos, pinos, hastes, entre outros.
Edema ósseo pode durar de alguns dias a alguns meses. Quando associada a lesão ligamentar como o ligamento cruzado anterior, por exemplo, melhora entre 2 a 3 semanas, período no qual o atleta deixa de sentir dor e pode evoluir com queixas de falseio.
O Edema Ósseo, mais conhecido como contusão óssea, é o inchaço que ocorre na área mais interna dos ossos causando danos o tecido medular dentro do osso. Muito comum em atletas essas contusões podem levar o paciente a acreditar que fraturou o osso. As contusões ósseas são como hematomas na pele.