O joelho varo, conhecido também como geno varo ou "pernas de cowboy", é uma condição normalmente genética em que os joelhos se mantém afastados mesmo quando a pessoa consegue encostar um tornozelo no outro, e acontece quando os ossos tíbia e fêmur não estão corretamente alinhados, dando a forma diferente à linha da ...
O joelho valgo, também conhecido como geno valgo, é uma situação em que os joelhos estão desalinhados e voltados para dentro, encostando um no outro.
Quais as diferenças entre geno valgo e geno varo É considerado um joelho varo, aquele em que a angulação, em relação ao ângulo Q, que leva em conta o quadril e tem mais de 180°. No caso do joelho em valgo, o desvio é "para dentro". Ou seja, os joelhos se aproximam, apontando para a porção medial do corpo.
O geno valgo é fisiológico dentro de valores em torno de 5 a 7 graus. O valgo, em linguagem leiga, apresenta-se com joelhos juntos e os pés afastados, formando ângulo entre a coxa e a perna de abertura externa, enquanto no varo os joelhos se afastam e os pés se aproximam, formando ângulo de abertura interna.
Resulta de uma anormalidade da placa de crescimento na parte superior da tíbia (osso da perna). As placas de crescimento estão localizadas nas extremidades dos ossos longos da criança. Eles ajudam a determinar o comprimento e a forma do osso adulto.
Homem que tem as pernas arqueadas para fora ou a padieira da porta em madeira, em forma curva.
Existe tratamento para joelho valgo, que inclui desde exercícios, até cirurgia. O médico ortopedista irá avaliar cada caso. A maioria dos casos será tratada com fisioterapia, uso de órteses como palmilhas e joelheiras, exercícios, e RPG (reeducação postural global).
Cirurgia: a cirurgia para corrigir o valgo do joelho pode envolver crescimento guiado, no qual uma placa é inserida no joelho para corrigir o alinhamento da articulação ou osteotomia.
As causas do joelho valgo são várias. Alguns casos são provocados por deformidades ósseas e doenças como osteoartrite, raquitismo, entre outras. Sabe-se, no entanto, que a genética desempenha um papel importante, especialmente em quem desenvolve precocemente o problema.