Qualquer peça usada como enfeite; ornamento, adereço. Objeto que se leva na mão e faz parte da fantasia carnavalesca. ... Etimologia (origem da palavra adereço). Forma derivada de adereçar.
Adereço formalmente conhecido como (propriedade teatral), é todo objeto usado para enfeite, como anéis, pulseiras, brincos, colares, cintos, chapéus ou adornos. São chamados adereço de cabeça, chapéus com plumas, como os enfeites de cabeça de escola de samba que são bem mais elaborados.
Dentro do conceito tradicional, adornos se referem ao que serve para enfeitar e embelezar. Podem ser denominados como atavios, enfeites, artefatos, ornamentos ou adereços.
No universo Teatral, todo e qualquer objeto que um ator carrega em cena é considerado um adereço. Para que esse objeto seja naturalmente inserido na construção estética do cenário e auxilie na composição do personagem, existe um artista especializado em sua execução.
1 Que não é principal; adicional, secundário, dispensável. 2 Que se junta a alguma coisa, sem dela ser parte integrante. 3 Que ajuda ou acompanha o principal, servindo-lhe de uma forma ou de outra; acidental, anexo, complementar, suplementar.
O figurino pode ser entendido como o traje cênico, ou mesmo o conjunto da indumentária e acessórios, criado ou produzido pelo figurinista e utilizado pelo artista para compor seu personagem em determinada forma de expressão artística, como o teatro, cinema, televisão, ópera, dança e outros meios de manifestação ...
Qualquer objecto que se aplica (em pessoa ou coisa) para ocultar ou disfarçar a vulgaridade ou a simplicidade dela. Plural: adornos |ô|.