Em química orgânica, acetila (etanoila), é um grupo funcional, a acila do ácido acético, com fórmula química -COCh2. É algumas vezes abreviada como Ac (não confundir com o elemento actínio). O radical acetila contém um grupo metila ligado por ligação simples a um carbonila.
Significado de Acetilsalicílico adjetivo Ácido acetilsalicílico: aspirina.
O ácido acetilsalicílico pertence ao grupo dos fármacos anti-inflamatórios não-esteroides, com propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias.
Significado de eletrolítico Que se efetua por eletrólise: decomposição eletrolítica.
O oxaloacetato é um composto intermediário no ciclo de Krebs e na gliconeogênese. É formado pela oxidação do L-malato, catalisado pela enzima malato desidrogenase e reage com o acetil-CoA para formar citrato, catalisado, por sua vez, pela citrato sintase.
O AAS é um fármaco ácido absorvido em meio com pH ácido (estômago), já o PC, um fármaco alcalino é melhor absorvido preferencialmente em meio alcalino (intestino delgado), porém uma pequena parte pode ser absorvida em meio ácido.
O ácido acetilsalicílico (AAS) é um dos medicamentos mais consumidos em todo o mundo, com produção de cerca de 40 mil toneladas por ano. Sua origem é vegetal, obtido através da Salicilina, substância extraída da casca do Salgueiro.
Disponível desde o início dos anos 1900, o ácido acetilsalicílico é um dos medicamentos mais usados do mundo para o controle da dor e da febre. Um de seus componentes, o salicilato, deriva do salgueiro, e suas propriedades já eram conhecidas há 4.000 anos.
Os efeitos colaterais da Aspirina incluem náuseas, dor abdominal e gastrointestinal, má digestão, vermelhidão e coceira na pele, inchaço, rinite, congestão nasal, tonturas, tempo de sangramento prolongado, hematomas e sangramento pelo nariz, gengivas ou região íntima.