1. Conjunto de exterioridades que harmonizam a aparência da pessoa com o seu porte, maneiras, linguagem, etc. 2. Decoro; asseio.
Significado de Decência substantivo feminino Dignidade; modo de agir de quem segue as regras morais e éticas. [Por Extensão] Honestidade; expressão de concordância ou de modéstia. Que se apresenta ou se veste apropriadamente; que cumpre seu propósito. Condição ou característica de decente, honesto, decoroso.
A forma correta de escrita da palavra é decência, sem a consoante s na primeira sílaba: de-cên-ci-a. A palavra descência, com s, está errada. O substantivo feminino decência é usado para indicar aquilo que se enquadra num padrão de compostura, pudor e honestidade.
Perder a compostura, exasperar-se e agir de forma deselegante.
Decente está relacionado àquilo que é moralmente correto, digno ou em conformidade com alguma coisa ou fato. Já descente faz referência ao agente da ação, àquilo ou alguém que desce de patamar ou para um local proporcionalmente mais baixo.
Decente se refere a alguma coisa ou alguém que é decoroso, digno, honesto, asseado, correto, em conformidade com o que é esperado. Descente se refere ao agente da ação, àquilo ou àquele que desce.
Conforme com a decência. 2. Limpo, asseado.
Uma pessoa que demonstra preocupação com o pudor, que se preocupa em se comportar de forma a não importunar ou desagradar aos outros, é considerada uma pessoa decente. Aquele que respeita as normas éticas de uma instituição ou profissão, que vive de acordo com os preceitos morais de uma sociedade, é uma pessoa decente.
As palavras "sábio", "planície", "nódoa" e "decência" são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.
Descendo vem do verbo descer. O mesmo que: abaixando, baixando, descaindo, reduzindo, caindo, diminuindo, decaindo, golpeando, procedendo.