A flecha é um símbolo de conhecimento superior, de abertura ao desconhecido, de penetração no alvo e de luz reveladora, mas também de intuição rápida, realização individual ou superior. É o instrumento utilizado pelo Cupido, ou Amor, para desencadear o estado de paixão, desejo e amor profano.
Quem é Oxóssi: Normalmente, ele é representado pela figura de um homem que tem em suas mãos um arco e flecha, considerado uma espécie de guardião e caçador. Para as religiões africanas, como a Umbanda e o Candomblé, Oxóssi é ligado ao conhecimento e à natureza.
O significado das três flechas receberam interpretações diferentes. Segundo a versão mais popular, elas representariam os três inimigos da social-democracia: os reacionários, os comunistas e os fascistas.
Já a tatuagem de flecha masculina é escolhida para representar a força do homem, visto que a flecha era usada no passado como objeto de caça e de sobrevivência quando o homem era o responsável por isso na sua família.
Pontas. É a parte final da flecha, geralmente é metálica e serve finalidades perfurantes, porém, tal como sucede com os virotes, há muitas variedades de pontas diferentes, e nem todas almejam as mesmas finalidades.
Ferir ou magoar por meio de flecha.
Oxóssi, segundo o candomblé, é um caçador. Por isso, o "ofá", símbolo que o representa, é o arco e a flecha.
O instrumento de Oxóssi, o arco e flecha, representa o domínio da cultura e da inteligência. ... Seu instrumento de culto é o ofá (arco e flecha). É um caçador tão habilidoso que costuma ser homenageado com o epíteto "o caçador de uma flecha só", pois atinge o seu alvo no primeiro e único disparo tamanha a precisão.