Divisão indireta das células e que é efetuada em quatro fases: a profase, a metafase, a anafase e a telofase. Mitose em que a divisão celular origina mais do que duas células filhas.
Mitose e meiose são processos de reprodução celular que acontecem nos seres vivos. ... Cada mitose produz duas células iguais à de origem. Uma meiose cria quatro células filhas com metade do material genético da célula mãe.
A intercinese é uma das fases da "meiose" que é a divisão celular necessária para formação de gametas, ocorrendo em células diploides transformando as em haploides. A intercinese ocorre entre a meiose I e a meiose II e é um pequeno intervalo onde não ocorre duplicação de DNA e cada cromossomo mantém suas cromátides.
A meiose é um processo celular que, ao invés de originar duas células-filhas diplóides (2n), idênticas à célula-mãe, como na mitose, resulta em quatro células-filhas haplóides (n). ... Ela ocorre nas células produtoras de gametas, masculinos e femininos e propicia as variações genéticas.
Na citocinese, o citoplasma da célula é dividido em dois, formando duas novas células. A citocinese normalmente começa assim que a mitose termina, com alguma sobreposição. É importante notar que a citocinese ocorre de formas diferentes em células animais e vegetais.
A mitose é um processo de divisão celular no qual uma célula dá origem a outras duas, as três com o mesmo material genético (e número de cromossomos). Ocorre em casos de reprodução assexuada, crescimento de organismos e regeneração de tecido.
Na mitose, a célula mãe dá origem a duas células filhas com o mesmo número de cromossomos, ou seja, células filhas geneticamente idênticas às células mãe.
A interfase é um processo comum as divisões da mitose e meiose, realizada em três etapas: intervalo G1, período S e intervalo G2. Já a fase mitótica divide-se em cinco: prófase, prametáfase, metáfase, anáfase e telófase.