Outro efeito de sentido muito comum é a ironia que consiste na utilização de determinada palavra ou expressão que, em um outro contexto diferente do usual, ganha um novo sentido, gerando um efeito de humor. Exemplos: – Que menino educado! Entrou sem cumprimentar ninguém!
Em geral, o humor vem do uso eficaz de estratégias discursivas, como a dupla interpretação ou o realce de características de determinada situação ou personagem. No caso dessa tirinha, é possível apresentar outros exemplos e encontrar o padrão da personagem, que é sempre muito autoconfiante.
O humor reside em ocorrer algo fora do esperado numa situação. Há diversas situações em que o humor pode aparecer numa prova de vestibular. Há as tirinhas e charges, que aliam texto e imagem para criar efeito cômico; há anedotas ou pequenos contos; e há as crônicas, frequentemente acessadas como forma de gerar o riso.
Causa e efeito pode referir-se a: Causalidade - relação entre dois eventos consecutivos, sendo o segundo evento uma consequência do primeiro. Princípio de causa e efeito (cristianismo) Lei de causa e efeito (budismo)
Tipos de humor incluem:
substantivo masculino Disposição de ânimo de uma pessoa em relação a alguma coisa ou em algum momento; estado de espírito, temperamento: ele está sempre de bom humor.
Tanto na linguagem falada quanto na escrita, se analisarmos o significado da palavra humor, percebemos que esta nos remete à ideia de comicidade, de riso e descontração. ... Dentre os textos humorísticos estão: As Piadas, que geralmente apresentam uma sequência de ações, cujo desfecho é sempre cômico.
Assim, causalidade é a relação entre causa (origem ou motivo) e seu efeito (consequência). Embora esse último exemplo pareça simples, a causalidade é um fenômeno complexo de ser definido, pois muitas vezes não há uma única causa e sim vários fatores que juntos vão produzir um efeito.
Causa e efeito pode referir-se a: Causalidade - relação entre dois eventos consecutivos, sendo o segundo evento uma consequência do primeiro.