No caroço, por debaixo da polpa, há inúmeros e minúsculos espinhos que podem causar sérios ferimentos à língua e lábios. Portanto não se deve morder o pequi, mas sim roê-lo.
Embaixo da polpa há uma camada de espinhos muito finos, por isso ao roer o pequi cozido, é preciso ter cuidado.
Esta polpa envolve uma camada de espinhos, denominado endocarpo lenhoso e a semente. Provavelmente você já mordeu com muita vontade um fruto de pequi e experimentou o desprazer de ter esses espinhos por toda parte da boca. E ai você pensou: pra que serve isso?
A porção comestível do pequi encontra-se aderida a uma camada espinhosa, que dificulta seu consumo. Ao comer o fruto, deve-se ter muito cuidado, pois a polpa comestível é de pequena espessura e recobre uma camada de finos e minúsculos espinhos.
Pinça ou fita adesiva Se parte do espinho estiver do lado de fora da pele, pode ser facilmente removido com o auxílio de uma pinça ou de um pedaço de fita adesiva. Para isso, deve-se puxar o espinho na direção em que ele ficou espetado.
Segundo a nutricionista Andréa Marim, o pequi é quase um remédio, com muitos efeitos positivos para saúde. ;Ele tem um teor elevado de ácidos graxos monoinsaturados, os mesmos encontrados em nozes, em azeitonas e em compostos orgânicos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue e a proteger o coração;, ...
Cola branca. Se o espinho não sair facilmente com o auxílio de uma pinça ou fita adesiva, pode-se experimentar aplicar um pouco de cola na região onde o espinho entrou. O ideal é usar cola branca PVA e deixar secar. Quando a cola estiver seca, deve-se tentar remover com cuidado, para que o espinho saia junto.
Depois, corte com faca e martelo para extrair a castanha. Se precisar, introduza a ponta de uma faca na cavidade onde está a castanha caso ela não saia facilmente. Lave vem e certifique-se que não tenha espinho grudado. Seque no forno bem baixinho, a cerca 130 graus, até que fique crocante – cerca de meia hora.
Significado de Pique. substantivo masculino Ação de correr: saiu num pique desenfreado atrás do bandido. Excesso de preparo, disposição ou energia: ela entrou no relacionamento no maior pique.
O pequi é um fruto muito utilizado pela culinária sertaneja. O alimento tem origem na região do cerrado brasileiro e pode ser usado para compor diversos pratos. As combinações mais tradicionais com pequi são com arroz e frango, mas o fruto também pode ser utilizado para compor molhos e conservas.