O feto fica dentro da barriga de sua mãe em um órgão chamado útero. Ele é protegido pelo saco amniótico, que é uma bolsa cheia de líquido que o protege caso sua mãe passe por algum problema, como alguma pressão na barriga, pancadas ou quedas.
Para a passagem do bebê, a cesariana tradicional "abre" pele, gordura, fáscia muscular (lâmina de tecido em que se fixa o músculo), músculo, peritônio parietal (sob o músculo), peritônio visceral (sobre a parede do útero) e o útero.
O que é a bolsa protusa: o bebê é envolto por uma camada fina de uma película que dentro dela, abriga o liquido amniótico para proteger o bebê de impactos durante a gestação.
Provavelmente, ele já está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto. Mais de 90% dos bebês escolhem, naturalmente, essa posição – ele fica com o rosto virado para a sua barriga. Cerca de 4% dos bebês ficam sentados dentro do útero. Essa posição pode dificultar, mas não impedir, um parto normal.
Morte fetal é causada por problemas na placenta em um quarto das vezes | Ciência e Saúde | G1. Infecções, anomalias e problemas no cordão umbilical também são comuns. Termo é usado quando o bebê morre depois da 20ª semana de gestação.
Para os bebês, comprimir o útero pode ocasionar dificuldade em receber nutrientes e oxigênio pelo cordão umbilical ou placenta e em casos mais graves, pode contribuir para um parto prematuro.
O saco amniótico – onde acontece o desenvolvimento do feto – é composto por duas camadas. A externa, reveste todo o útero, enquanto a interna, a qual chamamos de âmnio, fica mais próxima do feto. Dentro desse "espaço", formado também por membranas que envolvem a bolsa, o feto flutua no líquido amniótico.
De forma geral, depois que a bolsa se rompe, o parto ocorre, no máximo, em 48 horas. No entanto, alguns obstetras optam por induzir o nascimento logo em seguida. "Se o bebê estiver maduro, o ideal é não prolongar a espera", diz Daniela.
Se o colo do útero estiver fechado e ocorrer sangramento, pode significar que alguns dos vasos sanguíneos do colo do útero sofreram rompimento devido ao seu crescimento, já que ele incha bastante no inicio da gravidez. Além disso, também pode acontecer devido à implantação do embrião no útero.
Nesta fase, ele ocupa quase que totalmente a região abdominal da mulher, podendo ser apalpado na altura das últimas costelas até o baixo-ventre, evidenciando a silhueta clássica da gravidez.