Respondendo a essa pergunta, não podemos nos esquecer de que só teremos uma corrente induzida quando houver uma variação de fluxo magnético, ou seja, provocada por um agente externo, por exemplo: o movimento de um ímã ou o movimento de fios e espiras. A energia elétrica que temos é originada apenas pela movimentação.
As correntes induzidas são criadas através de um processo conhecido como indução eletromagnética. Quando se aplica uma corrente alternada a um condutor, por exemplo um cabo de cobre, cria-se um campo magnético no condutor e ao seu redor.
Lei de Faraday: O fluxo magnético através de um condutor em forma de espira, varia no tempo, produz uma fem na espira: ε é denominada fem induzida.
Heinrich Friedrich Emil Lenz, em 1833, observou que a corrente induzida em uma espira por um fluxo magnético variável tem um sentido tal que o campo magnético que ela cria tende a contrariar a variação do fluxo magnético através da espira.
1– mover o lado AB no sentido indicado na figura;
Φ = BA cos θ A unidade da indução magnética (B) é o tesla (T). O fluxo magnético pode ser entendido como sendo o número de linhas de indução que atravessam a superfície, assim sendo, podemos concluir que quanto maior o número de linhas que atravessam a superfície maior será o valor do fluxo magnético.
Corrente de Foucault (também conhecida por corrente parasita ou ainda corrente de fuga; e em inglês por eddy current) é a corrente elétrica induzida dentro de um material condutor, quando sujeito a um campo magnético variável devido à lei de indução de Faraday.
A fuga de corrente é um fluxo de energia indesejado – e inesperado – que "foge" de fios e condutores por causa de uma baixa isolação. O incidente pode ser comparado a um vazamento, pois consiste no gasto involuntário de alguma matéria-prima que, neste caso, é a eletricidade.
O módulo da força eletromotriz (ε) induzida pode ser obtido pela divisão entre a diferença do fluxo do campo magnético em dois instantes e o intervalo de tempo transcorrido entre eles.
De acordo com a lei de Faraday, quando há variação de fluxo de campo magnético em algum circuito condutor, como em uma bobina, uma força eletromotriz induzida (tensão elétrica) surge nesse condutor. Fluxo magnético, por sua vez, diz respeito à quantidade de linhas de campo magnético que atravessam uma área.