O movimento artístico e cultural denominado Neoclassicismo surgiu na Europa durante o século XVIII. Seus objetivos envolviam o resgate das características estéticas e culturais de Roma, Grécia e outras civilizações clássica com intensa expressão na arquitetura, na escultura, na literatura e na pintura.
O Neoclassicismo foi um movimento artistico e cultural dos séculos XVIII e XIX. Principais características: - Valorização de temas e padrões estéticos da arte clássica antiga. Heróis e seres da mitologia grega, por exemplo, foram temas recorrentes nas pinturas e esculturas neoclássicas.
Principais artistas do Neoclassicismo
Com o início das escavações de Pompeia, no início do século XVIII, começou a arqueologia moderna. Forte influência da arquitetura neoclássica foi a descoberta arqueológica das cidades italianas de Pompéia e Herculano que, no ano de 79 d.C., foram cobertas pelas lavas do vulcão Vesúvio.
Características da pintura do Neoclassicismo Utilização de cores frias; Ênfase a pureza, harmonia e simplicidade estética dos quadros; Destaque para o realismo e representação da realidade vivida pela sociedade.
A arte neoclássica valorizava sobretudo o formal. Essa geração lia a arte com a função de levar o ânimo dos seus contemporâneos. O Neoclassicismo foi um período marcado pelos ideais iluministas, que valorizavam o racional e diminuíam a importância das crenças religiosas.
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Características do Impressionismo registro das tonalidades das cores que a luz do sol produz em determinados momentos; figuras sem contornos nítidos; sombras luminosas e coloridas; misturas das tintas diretamente na tela, com pequenas pinceladas.
Jacques-Louis David Jacques-Louis David (1748–1825): importante pintor do Neoclassicismo, David realizou trabalhos para eventos sociais como desenhos de trajes e cenários para "Festival do Ser Supremo ", por exemplo.
Os grandes expoentes do movimento foram: Cláudio Manuel Costa (17), Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) e Silva Alvarenga (1749-1814).