O Arcadismo propõe uma literatura compromissada com a simplicidade. Nesse sentido, os escritores valorizam quatro palavras, que constituem o ideário árcade: clareza, razão, verdade e natureza.
A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.
Dentre as principais características do Arcadismo no Brasil estão o apego aos valores da terra, expressos por meio de poesias simples e bucólicas; a valorização do índio como "bom selvagem"; e a sátira política que abordava a exploração portuguesa e a corrupção dos governos coloniais.
O nome "arcadismo", que também é conhecido como Setecentismo ou Neoclassicismo, é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga e foi um movimento literário que surgiu na Europa com a proposta de eliminar os rebuscamentos e os ornamentos exagerados da estética barroca.
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Arcadismo no Brasil ou Neoclassicismo foi uma escola literária que surgiu no século XVIII através da publicação de "Obras Poéticas" de Cláudio Manuel da Costa e marcado também pela fundação da Arcádia Ultramarina, uma sociedade literária em Vila Rica (MG) influenciada pela Arcádia Italiana, cujos membros faziam uso dos ...
A poesia épica árcade era voltada ao racionalismo, ao triunfo dos grandes feitos sem a valorização do herói guerreiro. Os principais representantes da poesia árcade épica são Basílio da Gama e Frei Santa Rita Durão.
Bucólico significa campestre, rural, gracioso. ... O Bucolismo é um gênero literário poético em que os autores exaltam a vida no campo, a simplicidade e ingenuidade dos costumes, a tranquilidade e riqueza do contato com a natureza, e os hábitos peculiares dos pastores.
Questão 5 Quanto ao Arcadismo, como podemos defini-lo? ... No Arcadismo, a linguagem é simples, objetiva, dispensando termos e construções muito complexas. Os temas procuram enfatizar uma vida mais bucólica, mais voltada à natureza, ao homem campestre. Também a aparição de musas que incitam a criatividade e as devoções.