A consciência corporal consiste em nossa capacidade de percepção corporal, profunda e completamente. Entender os nossos movimentos, os limites do nosso corpo, a relação do corpo com o ambiente e o quanto podemos aguentar para ter os resultados esperados. Saiba mais!
Um corpo consciente melhora o seu condicionamento físico, deixando as articulações lubrificadas, os músculos fortalecidos e, de quebra, uma boa relação com o ambiente. Tudo isso contribui — e como! — para melhorar a disposição e encarar os desafios da rotina corrida com mais tranquilidade.
Aspectos Contemplados na Intervenção Pedagógica Poderíamos então dizer que Consciência Corporal é o conhecimento do próprio corpo, reconhecendo os próprios movimentos, relacionados diretamente ao autoconhecimento, aos próprios limites, interna e externamente. de escolha, de expressão, de diálogo corporal, de interação.
O yoga é uma atividade com grande poder de desenvolver a consciência corporal, além de promover relaxamento e bem-estar. Já o pilates, menos filosófico e mais ativo, é a opção para quem não gosta (ou recebeu contraindicação) de exercícios mais ativos e agitados.
Para Imbassaí (2003) a consciência corporal é um instrumento pedagógico, cuja proposta é abrir os canais da percepção sensorial, trabalhando com elementos constitutivos de uma organização corpo-mente sadia, equilibrada, reguladora das tensões, organizadora da postura, promovendo um interrelação entre o mover, o sentir ...
GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência à posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, Page 2 voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo.
A ginástica de conscientização corporal consiste em novas maneiras de como o corpo deve ser abordada, e com objetivo desta forma de ginástica, é utilizar diferentes técnicas alternativas ou ginásticas suaves para que o indivíduo se sinta bem, tanto fisicamente, quanto mentalmente.
Ioga e Pilates, também são modalidades consideradas de conscientização corporal, pois requerem movimentos mais suaves e autopercepção, diferenciando-se, dessa forma, de ginásticas convencionais, como a artística e a musculação.
Consciência da dinâmica é a consciência de que tipo de movimento está sendo desencadeado por determinado fluxo energético. De acordo com Laban (1978) os movimentos no que diz respeito ao fluxo, podem ser: conduzidos (detendo), quebrados (interrompendo) e fluidos (indo).
Faça sempre seus exercícios físicos e atividades do dia a dia com o máximo de atenção, foco e concentração em cada movimento. Assim, você estimulará a sua percepção e o seu olhar crítico sobre o corpo, o que ajuda a prevenir lesões e aumenta a sua qualidade de vida!