Nas sociedades de economia mista, o principal acionista é o próprio Estado, pois deve possuir a maior parte das ações, segundo lei brasileira. A empresa em sociedade mista explora a atividade econômica em que realiza, seja pela produção de bens ou pela oferta de serviços.
As sociedades de economia mista e as empresas públicas somente poderão ser criadas se houver autorização dada por "lei específica". Celso Antônio Bandeira de Mello7 ao comentar essa exigência observa que o Poder Legislativo não poderá conferir autorização genérica ao Executivo para instituir tais pessoas.
Uma sociedade de economia mista é uma empresa que resulta da união entre o Estado e entes privados. Normalmente, mas não obrigatoriamente, o capital da companhia é aberto, com ações negociadas em bolsa, e repartido entre acionistas individuais e/ou pessoas jurídicas.
Sociedade de Economia Mista é Pessoa Jurídica de Direito Privado, constituída por capital público e privado, por isso ser denominada como mista. A parte do capital público deve ser maior, pois a maioria das ações devem estar sob o controle do Poder Público. Somente poderá ser constituída na forma de S/A.
Já no Sistema de Concorrência Mista nós temos a intervenção do Estado e seria a junção de dois ou mais modelos de economia, como o mercantilismo e o capitalismo por exemplo. Sendo atualmente o modelo mais utilizado no mundo.
A maioria dos países do mundo, incluindo países com regimes políticos considerados democráticos, têm uma economia mista. O capitalismo económico e o socialismo vividos na China colocam este país como um exemplo de economia mista.
Qualquer ente político pode criar empresa pública, desde que o faça autorizado por lei específica, e devendo, ainda, quando explorar atividade econômica, operar sob as normas aplicáveis às empresas privadas, sem privilégios estatais.
A principal característica de uma sociedade de economia mista, é o capital ser oriundo tanto da união, quanto do setor privado. Sendo que a empresa pode ou não ter capital aberto na bolsa de valores. Seja como for, o Estado terá sempre o controle da companhia.
Uma economia mista é uma forma de economia que combina dois ou mais modelos econômicos distintos. Como sistemas econômicos são complexos e geralmente híbridos, utiliza-se critérios de avaliação de sistemas econômicos ou modos de produção "ideais", como o feudalismo, capitalismo, socialismo.
São características das sociedades de economia mista: criação autorizada por lei; personalidade jurídica de direito privado; sujeição ao controle estatal; estruturação sob a forma de sociedade anônima.