Os fauvistas defendiam, acima de tudo, uma exploração de cores fortes, impactantes, vibrantes, intensas. Tratava-se mesmo uma paleta estridente (os artistas usavam especialmente o vermelho, o verde, o azul, o amarelo), promovendo uma explosão de cores puras (tintas que saiam direto das bisnagas).
Dentre as características mais marcantes do movimento fauvista, destacam-se:
Fauvismo – Artistas. Nos primeiros anos do século XX, um grupo de artistas passou a usar a cor como o elemento mais importante da obra de arte. Foi um estilo de arte que se desenvolveu a partir do expressionismo e usava cores fortes, sem matizes e formas distorcidas.
O movimento fauve teve sua equivalente na Alemanha : A Ponte, o grupo alemão assim como o frances já tinham sentido impacto da Arte desponjada da África negra e da Oceania, assim como o colorismo de Van Gogh,mas A Ponte se distinguiu do Fauvismo verdadeiro pelo carater dramático expressionista, de evidentes implicações ...
Artes. O fauvismo foi uma corrente artística do início do século XX em que as cores eram utilizadas com intensidade, seus temas eram leves e não tinham intenção crítica. ... As cores eram utilizadas puras, para delimitar planos, criar a perspectiva e modelar o volume.
Fauvismo é uma tendência estética da pintura, surgida no final do século XIX e desenvolvida no início do século XX, que tinha por características principais o uso exacerbado de cores fortes e o teor dramático nas obras.
O fauvismo ou fovismo foi uma tendência artística associada à pintura. Iniciado em 1901, tinha como característica principal o uso de cores puras, sem misturas e intensas nas telas. A corrente tinha como objetivo apresentar temas leves, serenos e que mostrassem a beleza do cotidiano.
Fauvismo é uma tendência estética da pintura, surgida no final do século XIX e desenvolvida no início do século XX, que tinha por características principais o uso exacerbado de cores fortes e o teor dramático nas obras.
Suas principais obras são: "Mulher lendo" (1894), "Retrato de Madame Matisse" (1905), "Mulher com chapéu" (1905), "Madame Yvonne Landsberg" (1914), entre outras.
Em suas obras, Matisse buscava sempre manter o equilíbrio entre a tranquilidade e a vivacidade, em pinturas e esculturas simples e sem detalhes rebuscados. Seus desenhos estão repletos de traços arabescos e formas planas, nas quais as cores buscam a máxima expressão pela violência e pureza pelas quais se impõem.