Os filósofos pré socráticos foram os primeiros a querem afastar a natureza e sua formação da concepção mística em que ela estava relacionada até então. Eles buscavam conhecer os fenômenos naturais, suas causas não se preocupando com o homem, mas sim apenas com sua origem.
Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome pois são os filósofos que antecederam Sócrates. Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo.
Com base nos ideais iluministas, filósofos pretendiam, através do saber, criar o "cidadão esclarecido". ... Cada vez mais se impunha o princípio de que o saber, e não a fé, deveria nortear a busca de respostas às questões da vida. Isso, contudo, também invalidava em grande parte o modelo explicativo da Igreja Católica.
por Guia do Estudante
Fundador da Escola Jônica, Tales de Mileto considerava que a água era o elemento essencial que originava todas as coisas.
Os eleatas foram os primeiros a defender a necessidade de critérios objetivos para o estabelecimento da verdade e criaram argumentos que partiam de premissas claras e indubitáveis.
Os pré-socráticos possuem uma importância histórica, por inaugurarem uma nova ciência, com o objetivo de decifrar a origem do universo. ... Por este motivo, os pré-socráticos tiveram como objetivo principal, desenvolver uma origem racional para o universo, através de análises empíricas da natureza e do uso da razão.
O objetivo dos primeiros filósofos seriam encontrar a Arché, ou seja, a origem e um princípio que deveria estar em todas as coisas, e ela só seria alcançada com o exercício do Logos ( Razão ) que deveria buscar essa origem e resposta na Physis ( Natureza ).
Os intelectuais e pensadores que participaram desse movimento pretendiam trazer à luz novos conhecimentos, que segundo eles iriam "iluminar" a sociedade. Eles pretendiam fazer dos europeus, uma sociedade mais justa e racional.
Os estudos acadêmicos convencionam que o período pré-socrático foi o primeiro período da Filosofia ocidental. Os primeiros filósofos surgiram na Grécia, há mais ou menos 2600 anos. Uma série de fatores levou os gregos a criarem um modo de pensar autônomo e racional.