Ouça em voz altaPausarEm 1917, após a partida de Hugo Ball, Tzara assumiu o controle do movimento dadaísta em Zurique. ... Proclamou a sua vontade de destruir a sociedade, os seus valores e a linguagem em obras como "Coração de gás" (1921), "A anticabeça" (1923) e "O homem aproximativo" (1931).
Ouça em voz altaPausarO Dadaísmo foi um movimento de negação. Tratava de negar totalmente a cultura, defendia o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente, firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.
Ouça em voz altaPausarEssa proposta de arte era irreverente e espontânea, pautada na irracionalidade, na ironia, na liberdade, no absurdo e no pessimismo. O intuito principal era de chocar a burguesia da época e criticar a arte tradicionalista, a guerra e o sistema.
Ouça em voz altaPausarA arte do Dadaísmo pode ser considerada espontânea, pautada pela liberdade, pelo pessimismo e pela irracionalidade. Foi a partir disso que surgiu o nome do movimento. Os artistas resolveram escolher um nome que indicasse a irracionalidade e falta de lógica presente nas artes dadaístas.
Ouça em voz altaPausarO Manifesto Dadaísta (em francês: Le Manifeste DaDa) é um texto que foi escrito por Hugo Ball em 14 de julho de 1916 e lido no mesmo dia no Waag Hall em Zurique, inaugurando a primeira publicação do movimento Dadá. Neste manifesto, Hugo Ball expressa a sua objeção à transformação do dadaísmo em um movimento artístico.
Ouça em voz altaPausarO Dadaísmo foi uma atitude internacional, que se expandiu de Zurique para França, Alemanha e Estados Unidos. Sua principal estratégia era denunciar e escandalizar. Uma noite dadaísta típica contava com diversos poetas declamando versos nonsense simultaneamente em línguas diferentes e outros latindo como cães.
Ouça em voz altaPausarO dadaísmo foi um movimento que usava elementos pouco habituais para fazer sua arte. O movimento tinha cunho revolucionário, por isso, é tido como anti-arte. Esse movimento artístico surge na Europa e possuía como principais aspectos a quebra de formas e modelos tradicionais de se fazer arte.
Ouça em voz altaPausarO Dadaísmo, também conhecido como Movimento Dadá nasce após o início da Primeira Guerra Mundial em 1916 em Zurique e tem como seus principais expoentes Tristan Tzara, Marcel Duchamp, Hans (ou Jean) Arp, Julius Evola, Francis Picabia, Kurt Schwitters, Max Ernst e Man Ray.
Ouça em voz altaPausarO futurismo foi um breve movimento artístico fundado em 1909 pelo escritor italiano Filippo Tommaso Marinetti (de 18). O objetivo dos futuristas era descartar a arte do passado e introduzir uma nova era que rejeitava a tradição e celebrava a mudança, a originalidade e a inovação na cultura e na sociedade.
Ouça em voz altaPausarO surrealismo tinha como objetivo ultrapassar os limites à imaginação que tinham sido criados pelo pensamento burguês e sua tradição lógica e pelas ideias artísticas que estavam em vigor desde o Renascimento.