Características do mundo atual, como pobreza urbana, negligência no desenvolvimento de vacinas e baixa qualidade nos serviços de saúde pública, entre outras, potencializam os efeitos das pandemias.
Segundo a Organização, pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença e o termo passa a ser usado quando uma epidemia, surto que afeta uma região, se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.
Sem dúvida o processo de globalização é a gênese do termo "Saúde Global". ... As demandas do mundo atual, como a pandemia do novo coronavírus, vieram para mostrar que chegou o momento de mudanças, ou seja, quebra de paradigmas, ver a saúde como um todo, como "Saúde Única", ou como usado internacionalmente "One Health".
Humildade, solidariedade, coragem... um pneumologista traz os ensinamentos que tirou do coronavírus e como eles podem ajudar a conter o avanço de casos.
A globalização é um processo por meio do qual as diferentes partes do mundo se tornam mais conectadas. Do ponto de vista econômico, globalização tem a ver com a integração dos mercados num mundo onde há poucas barreiras dificultando as trocas comerciais e os investimentos. ...
Quem define quando uma doença se torna esse tipo de ameaça global é a Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma pandemia pode começar como um surto ou epidemia; ou seja, surtos, pandemias e epidemias têm a mesma origem - o que muda é a escala da disseminação da doença.
A nível nacional, quando a doença ocorre em diferentes regiões do país. A pandemia, em uma escala de gravidade, é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se estende por diversas regiões, continentes e países do planeta.
O rompimento de barreiras se espalhando por todos os continentes, afetando de forma significativa a economia mundial com a crise que se instalou na China; inclusive o G-7, o grupo dos sete países mais desenvolvidos do mundo, está unido na busca de uma forma de combater essa doença.
12A pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) deixou latente em todos os lugares do mundo não somente as disparidades territoriais, econômicas e sociais, mas também como as políticas neoliberais aceleram o processo de globalização de maneira perversa.
A estimativa de infectados e mortos concorre diretamente com o impacto sobre os sistemas de saúde, com a exposição de populações e grupos vulneráveis, a sustentação econômica do sistema financeiro e da população, a saúde mental das pessoas em tempos de confinamento e temor pelo risco de adoecimento e morte, acesso a ...