É lá que surgem goiabada cascão, doce de leite, doce de figo, doce de abóbora e por aí vai. Todos eles têm algo em comum, além de serem típicos da tradição mineira. Só ficam bons mesmo se forem feitos do tacho de cobre, garantem as doceiras.
Dessa forma, de acordo com a normatização da Anvisa, os utensílios de cobre podem ser usados. Sobre o uso doméstico, a autoridade sanitária da vigilância estadual, Joana Dalva, diz que se o tacho não tiver o revestimento de estanho, "não é aconselhável ter uma panela para fazer o alimento".
Feita com um dos metais mais antigos de que se tem notícia, a panela de cobre possui propriedades que a tornam ideal para ocupar um lugar de destaque na cozinha da sua casa. Excelente condutora de calor, além de altamente decorativa, lembra os tachos de doceiras e também o Oriente e seus mistérios.
O formato do tacho de cobre também favorece muito a produção dos doces. Como ele é aberto, a água evapora mais rápido e pode ser utilizado menos açúcar porque o ingrediente natural da fruta é potencializado. Além disso, é possível economizar lenha ou gás.
Como curar um tacho de cobre
Mas então, quais são os melhores tipos de panelas? Segundo Raphaella, as panelas de vidro, porcelana, cerâmica e aço cirúrgico são mais seguras e atóxicas.
Uma boa dica é curar seu tacho de cobre com uma camada de óleo vegetal antes de usá-lo pela primeira vez e após cada uso.
— A panela disponibiliza ferro na comida, mas é equivalente ao ferro dos vegetais, que é mais difícil de ser absorvido pelo organismo. É bom cozinhar nessas panelas, mas a quantidade de ferro vai depender do alimento que for preparado — esclarece. ... Além disso, não é recomendado guardar alimentos na panela.
O utensílio chegou ao Brasil com os colonizadores e logo tomou lugar de destaque sobre as grandes fornalhas e fogões a lenha; que eram improvisados nas varandas das grandes fazendas.
"Aqueça o tacho no fogão, desligue e junte o sal. Depois, corte o limão ao meio. Passe as metades do limão espremendo por todo o vasilhame, limpe todo o tacho até que ele tire todo o zinabre – nome popular do Azinhavre, uma camada tóxica esverdeada que se forma no metal resultante de oxidação.