Ouça em voz altaPausarO ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio. É ele que mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos; que indica em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos.
Ouça em voz altaPausarNo entanto, se as suas vendas registrarem valores abaixo do ponto de equilíbrio, isto é, se sofrem uma quebra, incorrerá em perdas. A estimativa do ponto de equilíbrio permite que a empresa, ainda antes de iniciar as suas operações, saiba que nível de vendas irá precisar para recuperar o dinheiro investido.
Ouça em voz altaPausarDesmistificando o ponto de equilíbrio O ponto de equilíbrio pode ser entendido como o valor mínimo que deverá ser vendido em uma determinada empresa para que sejam cobertos todos os custos e despesas fixos e variáveis, ou seja, o resultado será zero.
Ouça em voz altaPausarO ponto de equilíbrio contábil é quando a receita total se iguala ao total de custos e despesas financeiras da empresa. Um faturamento inferior a esse valor indica que a empresa teve prejuízo e não terá recursos financeiros em caixa para pagar as suas contas mensais.
Ouça em voz altaPausarPara chegar à fórmula ponto de equilíbrio, basta dividir os custos fixos pela margem de contribuição e então multiplicar por 100 para achar a porcentagem.
Ouça em voz altaPausarEm economia, particularmente nos estudos referentes a contabilidade de custos, o ponto de equilíbrio econômico é o momento quando as receitas se igualam aos custos e despesas. ... O Ponto de Equilíbrio Econômico é obtido através da equação PEE = PEC + CO, onde: PEC = Custos Fixos Totais dividido pela Margem de Contribuição.
Ouça em voz altaPausarNesse sentido, o ponto de equilíbrio contábil é quando a receita total representa a soma de custos e despesas, e o principal objetivo de calculá-lo é saber quanto é preciso arrecadar para manter uma receita total livre de dívidas. ...