Liberdade tem origem no latim libertas e significa a condição do indivíduo que possui o direito de fazer escolhas autonomamente, de acordo com a própria vontade. ... Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade.
Ser livre implica em poder escolher o que se quer fazer, tomar decisões sobre a vida e sobre como manter a sua vida, respeitando claro, o próximo.
Quem garante a liberdade de expressão? Como mencionamos nos tópicos acima, a liberdade de pensamento e manifestação de ideias é garantida pela Constituição Federal. Na prática, qualquer desrespeito à carta magna deve ser punido pelos agentes da Justiça e da lei, de acordo com a infração e sua gravidade.
É, em geral, a condição daquele que é livre; capacidade de agir de si mesmo; autodeterminação; independência; autonomia. Pode ser compreendida sob uma perspectiva que denota a ausência de submissão e de servidão, própria da liberdade política, mas também pode se relacionar com a questão filosófica do livre arbítrio.
Ser livre não é fazer tudo o que queremos , mas sim poder escolher o melhor caminho, é poder tomar uma opção dificil mas correcta na nossa vida. Ser livre não é voar como um pássaro, nem sair á noite todos os dias, nem ter mais de dezoito anos , ser livre é ter opoção de escolha e motrar que merecemos ser livre.
A liberdade de pensamento e a liberdade de expressão são essenciais para que haja democracia e um estado democrático de direito, já que é por essa via que as pessoas conseguem exprimir seus pensamentos, sentimentos e experiências, bem como seus modos de habitar o mundo.
LEI No 5.250, DE 9 DE FEVEREIRO DE 1967. Regula a liberdade de manifestação do pensamento e de informação.
Depende da expansão dos horizontes humanos, e de suas barreiras a serem superadas. Podemos ter a liberdade que quisermos, porém, até um certo limite, Se bem que, liberdade pra mim, é um conceito utópico. Vivemos presos num capitalismo, Não somos tão livres quanto pensamos.