Dos ovinos, pode-se consumir a carne e beber o leite. Sua lã é usada na confecção de roupas. Os ovinos machos são chamados de carneiros, as fêmeas são conhecidas como ovelhas e os filhotes são os cordeiros.
As ovelhas domésticas têm desempenhado um papel fundamental para a espécie humana, que utiliza sua lã para fazer roupas e até mesmo tapetes. A carne, seja de animais adultos ou de filhotes, é amplamente consumida, bem como seu leite e os diversos tipos de queijos feitos com ele.
Os ovinos (ovelhas) e os caprinos (cabras) fazem parte da mesma família, a Bovidae. Ou seja, são parentes dos bois e das vacas. Esses são animais ruminantes, capazes de digerir grama e com 4 estômagos cada um.
De Marco explica que ovinos são animais de fácil manejo. De pequeno porte, podem ser criados em pequenos espaços e embelezam a propriedade. Além de ser uma boa fonte de renda, uma vez que o preço pago é considerado bom. "A carne é diferenciada e muito apreciada na região.
A criação de ovelhas (ovinocultura) é uma atividade que tem ocupado fazendeiros desde os tempos mais remotos, pois este animal pode fornecer leite, lã, couro e carne.
– raízes e tubérculos: podem ser empregados, com vantagem, na alimentação dos carneiros, podendo ser destacadas, neste caso, a mandioca, a batata, a cenoura e a abóbora; – concentrados: entre eles estão o milho, a cevada, a aveia, o centeio, o trigo, o algodão, o babaçu, a soja e o amendoim.
O objetivo da ovinocultura é a produção de alimentos de origem ovina, na forma de carne e leite, e de outros produtos, tais como a lã extraída destes animais.
A ovelha (Ovis aries) é um mamífero ruminante bovídeo da sub-família Caprinae. O carneiro é o macho da ovelha e os juvenis são cordeiros, anhos ou borregos. É um animal de enorme importância econômica como fonte de carne, laticínios, lã e couro.