O Tratado de Versalhes foi assinado em 1919 como um dos acordos de paz firmados após a Primeira Guerra Mundial. Ficou conhecido pela imposição de condições rigorosas à Alemanha. ... Nele, ingleses e franceses impuseram os termos da rendição alemã no dia 28 de junho de 1919 após longos meses de deliberações.
Documento assinado em junho de 1919 com punições a Alemanha O contexto histórico em que ocorreu o Tratado de Versalhes foi logo após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e o objetivo em registrar o momento em um ato oficial foi para deixar registrado o acordo de paz entre as nações envolvidas no conflito.
O Tratado de Versalhes teve como característica o revanchismo francês, a redefinição de fronteiras, o estabelecimento de indenizações e a criação da Liga das Nações.
A cláusula principal determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por ter causado a guerra e que fizesse reparações às nações da Tríplice Entente, que foi uma aliança militar entre o Reino Unido, a França e o Império Russo. ...
Apesar de ser um acordo que tinha por objetivo declarado resolver os conflitos que provocaram a Grande Guerra, o Tratado impôs severas punições à Alemanha e ajudou a aprofundar a crise econômica, política e social vivida pelo país com o fim da guerra.
A Liga fracassou porque não dispunha de um poder executivo forte, e sua dissolução oficial ocorreu em abril de 1946. Sua sucessora, a Organização das Nações Unidas (ONU), já havia iniciado suas atividades em outubro de 1945.
Alemanha. O significado político do Tratado de Versalhes foi que a Alemanha teve de assumir a culpa pela 1ª Guerra Mundial e arcar com todos os prejuízos a todas as nações que de alguma forma se viram prejudicadas.
A República de Weimar, que vigorou na Alemanha entre os anos de 19, configurou-se como o período de transição entre a Primeira Guerra Mundial e o Nazismo. ... Entre tais medidas, estava o pagamento de vultosas indenizações aos países vencedores da guerra e a perda de territórios para esses mesmos países.
O conflito aconteceu entre as grandes potências do mundo, um total de 17 países envolvidos. As nações dividiram-se em duas alianças opostas, sendo inicialmente organizadas da seguinte forma: - Tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália; - Tríplice Entente: França, Reino Unido e Rússia.