No ponto de vista sociológico, ideologia dominante pode ser definido como uma ideologia que oferece uma maior influência sobre as demais, na maioria das vezes essas ideologias vão depender do seu poder de persuasão, ou cargo exercivo.
Por meio da ideologia a classe dominante busca fazer com que seus interesses e ideias transformem-se nos de todos, dificultando o surgimento de outros contrários aos seus. Desse modo, a elite tende a orientar, de acordo com seus objetivos, a conduta da sociedade e os valores dos indivíduos.
Para tanto, foi precis,o como objetivo geral, apreender de que forma a ideologia dominante influencia as relações sociais, políticas e culturais estabelecidas em sociedade, por meio de aparelhos ideológicos que corroboram para a reprodução dos princípios capitalistas.
Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento de identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a humanidade, a liberdade, a igualdade, a nação, ou o Estado." ( ...
Dissemos que a ideologia é uma falsa consciência, uma ilusão. ... Para Marx, essas ilusões sobre como o mundo realmente é não são erros aleatórios. Elas têm uma explicação social: o interesse e a posição de classe. A ideologia é criada pela classe dominante de uma sociedade e serve para que mantenha sua posição.
O que é Ideologia: Este termo possui diferentes significados, sendo que no senso comum é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas.
Em discurso perante o Conselho de Estado em 1812, ele deu ao termo ideologia o sentido de ilusão, chamando os opositores ao seu governo de metafísicos, cujas ideias não tinham conexão com a realidade histórica. Marx, assim como Napoleão, era crítico à concepção de Destutt.
A cultura está ligada ao que fazemos, a forma como nos comunicamos, nos alimentamos, as expressões artísticas que apreciamos. Já a ideologia representa o que acreditamos e o que nos leva a agir de tal forma. ... Já a cultura é construída através da pluralidade de ideias e pessoas.
A cultura de um povo é um reflexo de suas ideologias, ou seja, o que o povo acredita e defende, reflete na sua forma de se expressar. Isso nos da à ideia de que a ideologia faz parte da cultura dentro de tradições, hábitos, religião e idéias. Se não tivéssemos idéias, a cultura não poderia existir.