Tem combustível, a bomba está funcionando, a bateria está carregada, o motor de partida funciona e a moto não pega! Então deve ser problema elétrico. Se a bateria está boa é sinal que a eletricidade não está chegando na vela. Só tem um jeito de conferir: retire a vela, coloque no cachimbo e deixe perto do motor.
As causas prováveis são: Obstruções no respiro da tampa do tanque de combustível; Sujeira no filtro interno do tanque; Obstruções no filtro ou nas passagens internas do registro de combustível (torneirinha);
Desde uma bateria em mau estado ou, simplesmente, mal colocada, até um interruptor de cavalete que não é acionado, uma moto mal carburada ou com o cabo da vela solta. ... Se sua moto se desliga em andamento pode ter um problema com o cabo da bobina que vai para a vela.
Quando há problema no sistema de injeção eletrônica nas motos, é comum a luz de alerta dessa tecnologia no painel de instrumentos ficar acesa de forma permanente. Dessa maneira, o piloto saberá que há algum defeito no sistema.
Em geral, o uso de combustíveis de má qualidade e má procedência danifica o motor e o carburador a longo prazo, o que faz com que sua moto possa morrer ao acelerar. Para solucionar esse tipo de problema, basta limpar o carburador e eliminar o excesso de impurezas que ficaram acumuladas.
Outra dica para saber se quando a moto não liga o problema é a bateria, teste seu farol e buzina. Se um deles apresentar um funcionamento mais fraco do que o normal, ou até mesmo não funcionar, é sinal de que a bateria ficou sem carga.
O mais provável é que a situação na qual se encontra o veículo se deva a algo que não está bem conectado. Prepare a moto para uma revisão completa, mas faça cada verificação passo a passo, observando bem todos os detalhes. O primeiro a fazer é comprovar que o cabo do acelerador não se encontra excessivamente tenso.
Atuador IACV com problema Esse atuador é responsável pela regulagem da marcha lenta. Ele libera a passagem de ar necessária para o motor se manter em marcha lenta e fica localizado no corpo de injeção da motocicleta. Se esse atuador estiver desregulado, a moto morre ou fica acelerada.
Principais causas do motor acelerando sozinho. Uma das causas do motor acelerando sozinho é a folga no virabrequim. Isso significa que ao pisar na embreagem o sensor de rotação manda informações erradas ao atuador de marcha lenta, interpretando que o motor está atrasado ou adiantado.
Quando a luz da injeção se acende, significa que há algum problema no motor do veículo, relacionados a alimentação de combustível do motor, defeitos nas velas, nos cabos de velas, nas bobinas ou nos bicos injetores.